17 de outubro de 2014

Icó-CE: VERGONHA - Camara Municipal de Icó desaprovou o projeto visava criar a Biblioteca Pública Municipal Eutímia Maciel Moreira


A Camara Municipal de Icó desaprovou o Projeto de Lei n° 016/2014, de 06.05.2014, que visava criar a Biblioteca Pública Municipal Eutímia Maciel Moreira (Timinha), in memorian.
Só votaram a favor da criação da Biblioteca Pública Municipal Eutímia Maciel Moreira: Gilberto Barbosa (presidente da Casa), Evandro Juvino, Victor Luiz Monteiro e Jotinha.

Por: Voltaire Xavier


Quem é Timinha?


Eutímia Maciel Moreira, conhecida carinhosamente como Timinha. Nascida em Alto Santo-CE, em 1925, foi criada desde um ano de idade em Icó, sendo membro da tradicional família Moreira.
Essa grande Icoense foi, em conjunto com sua irmã Mazinha, símbolo da educação no Icó, cujos trabalhos no Colégio e Escola Normal Senhor do Bonfim duraram décadas de dedicação e esforço no sentido de melhorar a cultura de nossa cidade e de nosso povo.

Timinha representava muito para as tradições de Icó. Seu grande papel de transmitir os conhecimentos acumulados de geração em geração fizeram com que algumas tradições não se perdessem no esquecimento. Sem ela as Coroações de Nossa Senhora, aos finais de maio, não teriam se perpetuado e não teriam o mesmo valor cultural que tem na atualidade. 

Lembro-me muito bem de sua insistência em cantar as ladaínhas antigas, tanto no Bonfim, na Expectação, no Monte e na esquecida Rosário, em latim, mesmo com as dificuldades encontradas após as tendências teológicas da Teologia da Libertação, que via com maus olhos tudo aquilo que representasse retorno ao passado. Uma verdadeira destruição do patrimônio imaterial, que tomara tenha passado, mas que a ignorância de algumas pessoas acha, ainda, que não tem valor.


Com Timinha vão, também, grande parte da Memória do Icó.



Fontes 1: Fabrício Moreira da Costa.

Postado do blog Opinion - Washington Luiz Peixoto Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.