10 de outubro de 2014

Marcha pela paz em Icó reúne mais de duas mil pessoas

Manifestação em Icó pediu paz. Foto de Honório Barbosa
Mais de duas mil pessoas, vestindo branco, participaram na manhã desta sexta-feira, da Marcha pela Paz, nas ruas da cidade de Icó, na região Centro-Sul do Ceará. O movimento ‘Icó pede Paz’ é suprapartidário e tem por objetivo solicitar ações concretas de combate à violência (assaltos e homicídios) crescente na área urbana e na zona rural.
A caminhada pela paz atraiu lojistas, estudantes, autoridades, políticos, representantes de entidades de classe, clubes de serviço, instituições públicas e privadas. O movimento reivindica ampliar número de policiais militares e civis, nomeação de um juiz efetivo, criação de uma segunda vara judiciária e melhorar estrutura de funcionamento de instituições militares e judiciárias. 
presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Icó, Gecione Martins, foi enfático: “Não dá mais para conviver com a grande violência que tomou de conta do nosso município”, disse. “Homicídios, assaltos contra estudantes e empresas, arrastões na zona rural”. De acordo com Martins, a sensação de insegurança é crescente. “Diariamente ocorrem assaltos à mão armada contra estudantes nas ruas da cidade, nas proximidades das escolas e faculdade”.
A coordenação do movimento ‘Icó pede paz’ colheu milhares de assinaturas dos moradores locais. O documento vai ser encaminhado ao governo do Estado com as reivindicações básicas. “Esperamos ser atendidos e vamos continuar com essa mobilização permanente, realizando reuniões”, explicou Martins. “Esperamos que os deputados eleitos e o novo governador sejam sensíveis à nossa luta”.
O representante do Ministério Público Estadual (MPE), promotor de Justiça, Thiago Marques, enfatizou que o movimento não tem conotação política partidária e pediu que os líderes esquecessem as cores de suas coligações. “A sociedade está nas ruas, são milhares de pessoas, vestindo branco, essa é a cor de todos nós”, disse. “Espero que as lideranças políticas fortaleçam esse movimento e cobrem na Assembleia Legislativa, no Tribunal de Justiça e no governo do Estado as nossas reivindicações”. 
No município de Icó, em 2013, foram registrados 33 homicídios e neste ano são 20 ocorrências do tipo. O promotor de Justiça, Leydomar Nunes Pereira, observou que na cidade de Cedro foram registrados em 2013 somente três homicídios.  “Icó tem a taxa mais elevada da região Centro-Sul”.
O número de assaltos foi o que mais cresceu. “Não temos uma estatística precisa porque a maioria das vítimas não registra boletim de ocorrência”, lamentou Martins.

Por: Diário do Nordeste - Honório Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.