19 de janeiro de 2015

UFCA começa articulação com Iphan para viabilizar curso de Arqueologia em Icó



Um protocolo de intenções entre o Instituto de Estudos do Semiárido da Universidade Federal do Cariri (IESA/UFCA) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan-CE) será firmado para estruturação conjunta de curso de graduação na área de arqueologia no campus de Icó, da Universidade Federal do Cariri.

Uma comissão será formada para discutir pontos como carga horária e grade curricular, bem como a instalação do museu e laboratório de arqueologia do IESA/UFCA, em sobrado situado no centro histórico de Icó a ser cedido pela prefeitura cearense, que servirá como instituição de guarda e de pesquisa. Os compromissos foram discutidos na Semana de Planejamento Administrativo e Acadêmico 2015, realizada entre os dias 12 e 16 de janeiro. 




No encontro também foi ratificada a intenção do IESA em se tornar parceiro efetivo da Casa do Patrimônio da Ribeira dos Icós (em processo de instalação), na qual estarão associadas suas atividades de ensino e de extensão com as atividades de promoção do patrimônio cultural e de educação patrimonial do Iphan. Uma das propostas do corpo docente do IESA é a de colaborar com o Iphan nos estudos para elaboração de dossiê de registro da Festa do Senhor do Bonfim do Icó como patrimônio cultural brasileiro. 



Fonte e crédito da imagem: Site do Iphan


COMENTE COM SEU FACEBOOK:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.