28 de abril de 2016

Laís Nunes denuncia paralisação de obra de canal por gravidade em Icó: 'descaso completo'

A deputada Laís Nunes (PMB) denunciou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (28/04), a paralisação da construção do canal por gravidade que interligará o açude do Orós ao perímetro irrigado Icó Lima-Campos. Segundo ela, a obra está parada há dois anos, e metade dos R$ 16 milhões liberados para sua construção já foram gastos.


Ela alertou, também, para o fato de que parte do que foi construído foi danificado pelas chuvas de 2015 e 2014, sem que as autoridades competentes, no caso, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) e o Ministério da Integração Nacional, deem qualquer resposta aos irrigantes.


“É um descaso completo. É preciso que se apure esse prejuízo, pois é uma obra que, aliada à transposição do rio São Francisco, poderá beneficiar não só aquela região, mas também Fortaleza e sua Região Metropolitana”, defendeu.


De acordo com Laís Nunes, apenas 30% dos irrigantes conseguem receber a água por gravidade, enquanto os outros 70% precisam bombeá-la para obtê-la, o que gera um grande gasto de energia elétrica.


Com a transposição do São Francisco, explicou, “o açude Castanhão ficará cheio, o que permitirá que o Orós tenha sua potencialidade direcionada para a região do Icó, promovendo fartura para toda aquela área”.


A parlamentar ressaltou que irá continuar fazendo essa cobrança aos governos para que a obra seja retomada, as falhas técnicas sejam corrigidas pelos responsáveis e o restante dos recursos necessários para sua conclusão sejam liberados.


Fonte: CearáNews



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.