6 de maio de 2016

Documentário candango debate direitos à população afrodescendente no Cine dos Icós

Documentário candango debate direitos à população afrodescendente no Cine dos Icós

Personagem presente na memória coletiva da comunidade
quilombola de Barra de Aroeira, Santa Tereza, Tocantins, Félix José Rodrigues será trazido à tona neste sábado (07) pelo Cine dos Icós, pelo Circuito Difusão da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo.

O documentário dirigido por Edson Fogaça (72 min, DF) destaca a história de um ex-escravo, teria lutado na guerra do Paraguai e recebido das mãos do imperador D. Pedro II uma grande extensão de terras no antigo norte de Goiás, por sua atuação no conflito.

A película aponta a perda do documento original, após a sua morte, leva seus descendentes a uma saga que já dura mais de 50 anos, na qual, um dos objetivos,  é comprovar a história e recuperar o território original, hoje ocupado por inúmeras fazendas e por duas cidades.

A exibição é gratuita e livre e acontece neste sábado (06), a partir das 19h, dentro de uma programação especial do cineclube do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, que está inserido na ação nacional. Logo após a exibição acontecem os debates sobre as temáticas abordadas.

CINE DOS ICÓS - O projeto de cineclube do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós foi Iniciado no ano de 2010 e é uma ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC), criado com o objetivo de implantação de salas de exibição digital em cidades históricas brasileiras, das quais fazem parte, no Ceará, o Icó, Aracati e Sobral.

O cineclube realizou atividades até o ano de 2012, e retomou exibições em 2015. A Secretaria do Audiovisual forneceu os equipamentos e os filmes da Programadora Brasil com um representativo catálogo do cinema nacional. Após a exibição dos filmes, são realizados debates, visando estimular a reflexão e um convite à participação da população local.

MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS - A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura em Movimento, parceria com o Ministério da Cultura e Empresa Brasil de Comunicação, e patrocínio da Petrobras, do BNDES e da Caixa Econômica Federal.

O circuito principal da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo aconteceu entre os meses de novembro e dezembro de 2015 em todas as capitais do país.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma iniciativa de promoção da cultura e da educação em direitos humanos que celebra há uma década o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. A Mostra dedica-se a apresentar obras audiovisuais que discutem temas atuais de Direitos Humanos.

SERVIÇO:
Cine dos Icós
"Félix, o Herói da Barra"
Local: Teatro Municipal da Ribeira dos Icós
Horário: 19h
Entrada: Gratuito

* Assessoria de Comunicação do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.