16 de novembro de 2017

Icó reverencia o Senhor do Bonfim

Os participantes da celebração no interior do Santuário acenaram chapéus de palha, símbolo de romarias no sertão cearense ( Foto: LUCAS AMÂNCIO )

Icó. Cerca de dois mil devotos participaram, na manhã de ontem, nesta cidade, da 12ª Romaria em louvor ao Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado). Os católicos concentraram-se no Balão do DNER e, a partir das 6h, caminharam até o Santuário do Senhor do Bonfim, no Largo do Théberge, centro histórico. No percurso, o grupo parou em frente a cinco igrejas para oração e reflexão. Às 9h30, foi celebrada missa solene, no Santuário do Senhor do Bonfim, presidida pelo frei Rosenildo Alexandre Souza, pároco da Matriz de Nossa Senhora da Expectação e reitor do Santuário.

Nos últimos três dias, houve celebração do tríduo com missas e adoração ao Santíssimo Sacramento. A programação é preparatória aos festejos em louvor ao Senhor do Bonfim que ocorrem no fim de dezembro e início de janeiro, com procissão que reúne cerca de 20 mil devotos.

A romaria vem crescendo a cada ano em participação de católicos, observam os organizadores. "O povo de Icó tem uma fé firme, forte", disse o frei Rosenildo. "Já estamos em clima de pré-festa", disse uma das organizadoras do evento, Eleneuda de Souza. "Veio gente da zona rural e de outros municípios". A Festa do Senhor do Bonfim em Icó é uma das maiores e mais antigas do Ceará. Neste ano, serão celebrados 268 anos de fé de devoção. O novenário começa no dia 23 de dezembro e prossegue até o dia 31. No dia 1º de janeiro acontece a tradicional procissão com a participação de milhares de devotos, que seguem o andor pelas ruas do centro histórico.

A caminhada com a imagem bicentenária de Senhor do Bonfim, esculpida em madeira, vinda de Portugal, começa às 17h e deve reunir cerca de 20 mil fiéis. O andor com o Santo é cuidadosamente ornamentado para adoração dos católicos. Depois de duas horas de procissão, ocorre a esperada queima de fogos. Dura cerca de cinco minutos e assinala a chegada da imagem ao altar em frente ao santuário. Em seguida, há a bênção do santíssimo sacramento no altar e os ritos finais de celebração. A caminhada reúne milhares de devotos oriundos da região Centro-Sul e de outras cidades, inclusive do Estado da Paraíba.

Por: Diário do Nordeste/Honório Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.