15 de maio de 2013

Uma questão de Limite.


O deputado estadual Neto Nunes,  discursou ontem na assembleia legislativa, na apresentação do projeto Atlas Geográfico, desenvolvido pela Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Casa, em parceria com o IBGE, o Instituto de Pesquisa  Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece), o  Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), que já definiu-se os limites territoriais de 63 cidades cearenses.

O deputado icoense, destacou que muitos encontros aconteceram nas câmaras municipais do interior, onde houve uma grande participação dos vereadores, que já estavam “incomodados”, porque muitas comunidades não têm assistências condicionais garantidas, como postos de saúde, escolas, estradas que dão acesso aos municípios, “justamente, porque os prefeitos ficam nesse medo de estarem realizando obras em um território que não o pertence”.

Icó x Cedro...

Limites municipais (Idace 2012) arquivo dwg.. Rafael Lira

Um dos municípios cearenses que precisam de retificação em sua malha fundiaria de limite municipal, é Icó/Cedro. Atualmente as terras da comunidade de Santa Rita pertencem a Icó, mais são assistidas pelo município de Cedro.

Recentemente prefeitos dos dois municípios (Nilson Diniz e Jaime Júnior) fizeram um acordo para que a comunidade seja assistida de forma total pelo município de Cedro. 

O buraco é mais em Baixo.

Diversos municípios cearenses estão nessa situação, outros litigiosos , como é o caso de Alto Santo X Tabuleiro do Norte, que entre o limite dos dois municípios foi encontrado petróleo pela empresa Petrobrás. 

Um comentário:

  1. nao sei como esse cara ainda tem coragem de pedir votos no icó, nunca fez nada como prefeito, muito menos como deputado

    ResponderExcluir