27 de julho de 2013

Icó está entre os 150 municípios que estão participando do Programa Mais Médicos do Governo Federal



O primeiro mês de inscrição para o programa federal Mais Médicos terminou com a adesão de 150 cidades do Ceará. Esse número representa 82% dos municípios do Estado. O anúncio foi feito ontem, 26, durante entrevista coletiva realizada na sede do Ministério da Saúde (MS), com participação do titular da pasta, Alexandre Padilha, e do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales.
No total, 124 municípios pertencentes ao grupo prioritário realizaram inscrição no programa. O Ceará teve uma das taxas de adesão mais altas no País, ficando com a quinta colocação nacional (82%) (ver quadro). Os entes da Federação com maior índice foram Amazonas (97%), Amapá (94%), Acre (86%) e Rondônia (85%). 
Em todo o País, 3.511 cidades se inscreveram para participar do Mais Médicos. O programa prevê uma bolsa de R$ 10 mil para os profissionais da saúde que atuarem em cidades de interior e periferias das capitais, além de ajuda de custo e cursos de especialização em universidades federais. Foram contabilizadas inscrições de 63% das prefeituras do Brasil. Quando considerados apenas o grupo prioritário, o índice de municípios inscritos sobe para 92%.
“Eu nunca vi um programa do Governo ter esse grau de adesão em apenas 15 dias”, pontuou o ministro Alexandre Padilha. Em vários momentos da entrevista, o titular da Pasta agradeceu o interesse de médicos e prefeituras pelo programa. “Os dados só mostram que faltam médicos no Brasil e que a carência aumentou do começo do ano para hoje”, diz.

Médicos

Uma das indagações mais fortes para o MS foi a quantidade de inscrições de médicos com registros inválidos nos conselhos regionais de medicina. Dos 18.450 profissionais cadastrados, 8.307 (45%) apresentaram números inválidos. Segundo Alexandre Padilha, esses médicos terão até o próximo domingo, 28, para corrigir possíveis falhas no cadastro. “Pode ter sido apenas um erro na digitação”, diz. 
Outros 1.270 inscritos são residentes e recebem bolsa do Governo Federal. Estes candidatos também têm até domingo para formalizar o desligamento de programas de especialização e homologar a participação no Mais Médicos. De acordo com os dados coletados pelo MS, todas as cidades inscritas têm capacidade para absorver 15.460 médicos atuando na atenção básica.
Sobre as denúncias de sabotagem ao cadastro - investigadas pela Polícia Federal - Alexandre Padilha disse que continua sendo feita investigação e “esses dados poderão ser mais elementos de acompanhamento”. 

Números

45% dos candidatos inscritos apresentaram números inválidos de registros em conselhos regionais de medicina. Médicos têm até o próximo domingo, 28, para corrigir dados.

66% das cidadenordestinas realizaram inscrições para participar do programa Mais Médicos. A maior adesão foi da Região Norte, com 73%, seguida pela Região Sul, com 68%. 

Saiba mais

Diplomas estrangeiros
Do total de candidatos ao Mais Médicos, 1.920 se declararam estrangeiros ou têm registros profissionais de outros países. Inglaterra, Portugal e Espanha lideram o grupo de nações com mais cadastros individuais no programa. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, 61 países diferentes tiveram inscrições registradas no Mais Médicos. Esses profissionais terão entre os dias 6 e 8 de agosto para apontar em quais municípios desejam atuar.

No Brasil
Até domingo, 28, os profissionais com registro brasileiro poderão acessar a página do Mais Médicos e apontar em quais cidades desejam trabalhar. Cada candidato deve fazer seis opções. Uma em cada um dos grupos divididos pelo MS: capital; região metropolitana; cem cidades com menor receita per capita do país; 20% das cidades com maior taxa de extrema pobreza; locais de saúde indígena; e cidades que não se encaixam nos outros grupos,mas podem receber médicos nas suas periferias.

Seleção
Segundo Alexandre Padilha, os critérios para encaminhamento dos médicos são casamento entre a opção e a vaga no município; local onde o médico fez graduação (critério de proximidade); e realização da inscrição primeiro. 
A partir de 15 de agosto, a página do Mais Médicos vai aceitar novas inscrições.


Lista dos municípios 


Grupo prioritário inscrito no Ceará:
Abaiara, Acaraú, Acopiara, Alcântaras, Altaneira, Alto Santo, Amontada, Antonina do Norte, Apuiarés, Aracoiaba, Ararendá, Arneiroz, Assaré, Aurora, Baixio, Banabuiú, Barreira, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Camocim, Campos Sales, Canindé, Cariré, Cariús, Carnaubal, Cascavel, Catarina, Catunda, Caucaia, Choró, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Fortaleza, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibaretama, Ibiapina, Icó, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itapajé, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribe, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Madalena, Marco, Martinópole, Massapê, Mauriti, Milhã, Miraíma, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Pacajus, Pacujá, Palmácia, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Penaforte, Pentecoste, Pereiro, Piquet Carneiro, Poranga, Porteiras, Potengi, Potirema, Quiterianópolis, Quixelô, Quixeramobim, Redenção, Reriutaba, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, São Benedito, São Luís do Curu, Senador Pompeu,Senador Sá, Solonópole, Tamboril, Tauá, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama, Uruoca, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará

Demais municípios inscritos:
Aracati, Barbalha, Brejo Santo, Forquilha, Guaramiranga, Horizonte, Itaiçaba, Itapipoca, Jaguaribara, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Meruoca, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Pindoretama, Quixeré, Russas, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tianguá e Ubajara.

Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário