2 de setembro de 2013

ICÓ-CE: Zona rural de Icó tem escola precária

Por:  Honório Barbosa (Diário do Nordeste)

Casa serve de escola em Icó.


A infraestrutura das escolas municipais no Interior do Ceará precisa melhorar muito. Há necessidade de investimentos nesse setor. Muitas unidades não oferecem as mínimas condições de ensino e aprendizagem, recreação.

Um exemplo da precariedade das unidades de ensino na zona rural vem do sítio Mulato, no município de Icó. A foto diz tudo e lembra o provérbio chinês que ‘mais vale uma imagem do que mil palavras’. A casa é utilizada como escola.

Em Icó, a estatística de analfabetos revela um índice maior do que a média nacional.

O atual gestor, Jaime Júnior, mostra-se preocupado com a situação e prometeu investimentos na educação. É um problema que vem se arrastando ao longo dos anos.

A maioria dos municípios resiste em implantar ações pedagógicas de nucleação do sistema escolar que tem por objetivo fechar unidades isoladas. Isso se dá naquelas com reduzido número de estudantes e para transferi-los para escolas com melhor infraestrutura e qualidade de ensino. Apesar de ser uma orientação do Ministério da Educação (MEC), prefeitos e secretários escolares evitam o desgaste com a comunidade e com lideranças políticas locais. Os planos são discutidos, mas não são colocados em prática ou são executados parcialmente.

Na região Centro-Sul, os municípios de Iguatu e de Jucás registram avanços em projeto de nucleação escolar. Nos demais, não foram colocados em prática. (Colaborou Frabrício Moreira).



*Por: Honório Barbosa (Diário do Nordeste) http://blogs.diariodonordeste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.