5 de fevereiro de 2014

Icó-CE: Aumento do calor em Icó é divulgado em estudo de revista britânica "New Scientist" e da NASA.


Reprodução / NewScientist

Anualmente, a revista britânica New Scientist utiliza os dados mais recentes da agência espacial norte-americana, a NASA, para criar um mapa interativo com informações sobre a elevação das temperaturas em todo o planeta. É possível conferir e analisar a temperatura média de uma determinada cidade em um intervalo de tempo e também notar a progressão do aquecimento em cada região do globo. Assim, dá para checar quão quente foi o ano de 2013, por exemplo, em diversas cidades brasileiras.


No ano passado, São Paulo registrou uma alta de 0.43°C em relação à média do período entre 1951 e 1980. Já o Rio de janeiro teve uma elevação de 0.62°C em média em 2013, bem menor que os 1.35°C registrados de alta em 2002, por exemplo.

O aquecimento global, no entanto, fica mais evidente em localidades como Icó, no Ceará, que registrou uma alta de 1.83°C em relação à média do período entre 1951 e 1980. Em 2013, a revista cobrou dos cientistas explicações e teorias melhores para costurar as previsões do tempo - de curto prazo - com as previsões do clima - de longo prazo.

O atual mapa divulgado pela NewScientist mostra as variações de temperaturas no mundo desde 1894 até os dias atuais. As zonas que aparecem em vermelho são aquelas que atingiram temperaturas mais altas.  Você pode clicar em diferentes áreas do globo e descobrir como estavam as temperaturas em diferentes épocas.

Se quiser se aprofundar no assunto, há artigos que analisam fatos que podem ter interferido na mudança climática, as causas e consequências das ações humanas sobre o planeta.

Artigos lembram metas de despoluição que foram estabelecidas em diversas partes do mundo – e jamais atingidas. E analistas arriscam previsões e possíveis soluções para que a Terra continue um lugar habitável nos próximos anos.

Veja o mapa interativo em:


COMENTE COM SEU FACEBOOK:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.