28 de outubro de 2014

Icó-CE: Parte do telhado do antigo Mercado Público desaba na madrugada de hoje

Parte do telhado da área interna do Mercado Público de Icó desabou, mas ninguém ficou ferido. Foto: Richard Lopes
Parte da cobertura do antigo Mercado Público desta cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará, desabou na madrugada de hoje. Linhas, caibros e telhas cederam e quando os comerciantes chegaram para trabalhar pela manhã cedo ficaram assustados. No momento, não havia ninguém no imóvel e somente houve danos materiais. O Centro Histórico de Icó é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1997.
A secretaria de Obras do município interditou, na manhã de hoje a área e fez primeira inspeção técnica para dimensionar o prejuízo e identificar a causa do desabamento. “Vamos encaminhar relatório técnico e laudo para a superintendência do Iphan no Ceará”, explicou o chefe de Gabinete da Prefeitura de Icó, Manoel Guedes. “O imóvel é tombado e precisa de aprovação do Iphan para realização de obras de reconstrução e restauro”.
Levantamento inicial aponta que o madeiramento (linhas e caibros) está deteriorado pelo tempo e ataque de cupins. A falta de manutenção contribuiu para que parte do telhado da área interna desabasse. Pela manhã o movimento é intenso de feirantes e consumidores. “Quando cheguei para trabalhar tomei um susto. Vi o telhado destruído”, disse o comerciante, Valmar Oliveira. “Poderia ter ocorrido uma tragédia se esse teto tivesse caído em horário de grande movimento”.
O ex-chefe do Escritório Técnico do Iphan, em Icó, Erick Rolim, disse que o imóvel corre risco e que falta de avisou não faltou.
A Prefeitura de Icó já foi notificada desde 2009 e dois Termos de Ajuste de Conduta (TAC) foram firmados entre o Iphan e o Município. O prazo para cumprimento do último TAC termina em novembro próximo. O município alegou falta de recursos próprios suficientes para realizar a obra de reforma geral do mercado. Manoel Guedes esclareceu que o município tenta obter recursos junto ao governo federal. 
RISCO DESABAMENTO
O comerciante Neilton dos Santos que há mais de dez anos trabalha no antigo mercado lamentou o ocorrido. “Fui um susto para todos nós, mas há tempo que essa madeira está estragada e pode desabar outra parte”, observou. Os feirantes e locatários esperam que a Prefeitura realize obras de restauração no imóvel que vem apresentando ao longo do tempo deterioração do teto e paredes.
Desde 2009 que o escritório local do Iphan vem tentando junto ao município a realização de obras de recuperação do teto, reboco e de outras instalações. Naquele ano a administração foi notificada. Há cerca de três anos foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Iphan e a Prefeitura. Sem o cumprimento do acordo, o Iphan oficiou o município na atual gestão e novo TAC foi estabelecido, cujo prazo termina em novembro próximo.
O ex-chefe do Escritório Técnico do Iphan, em Icó, Erick Mendes Rolim, confirmou que o órgão firmou TAC com o município, mas que ainda não foi cumprido. “O imóvel é do município e a responsabilidade por obras de recuperação é da Prefeitura”, esclareceu. “O mercado está em situação de risco e não houve falta de aviso, de notificações”. Ele lembra que o acordo firmado com a Prefeitura evitou a cobrança de multa e lamentou que nenhuma obra tivesse sido realizada até o momento.
O Diário do Nordeste tentou entrar em contato hoje com a superintendência do Iphan no Ceará, mas devido o feriado dedicado ao funcionalismo público federal a repartição estava fechada. O chefe de Gabinete da Prefeitura de Icó, Manoel Guedes, esclareceu que a Prefeitura não dispõe de recursos próprios suficientes para a recuperação total do imóvel. “Temos projeto e estamos tentando obter recursos com o governo federal”, esclareceu.  
Guedes informou que será feita em caráter de urgência uma obra para recuperação do telhado da área externa do imóvel, que é conhecido como Mercado da Coluna da Hora.  Ele frisou ainda que a Casa de Cultura Mariinha Graça, no Centro Histórico, está passando por ampla reforma, após o município obter recursos federais.
O secretário de Cultura de Icó, Márcio Greyk Gonçalves Silvestre, disse que hoje irá informar ao à superintendência do Iphan no Ceará sobre o desabamento. “Vamos encaminhar o laudo feito por engenheiro da secretaria de Obras”, informou. Nesse caso, o Iphan deve enviar um técnico para a vistoria do imóvel, avaliar danos e notificar a Prefeitura, como responsável pelo mercado público.

Fonte: Diário do nordeste/Honório Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.