2 de janeiro de 2015

Procissão arrasta multidão pelo Centro histórico de Icó em devoção ao Senhor do Bonfim

Foto: Honorio Barbosa


Católicos da cidade de Icó, e devotos oriundos de outros municípios do Ceará e de Estados vizinhos, participaram no fim da tarde desta quinta-feira, dia 1º, da tradicional procissão de encerramento dos festejos em louvor ao Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado).

A caminhada reunindo cerca de 20 mil devotos começou às 17 horas pelas ruas do centro histórico. A festa de Senhor do Bonfim é histórica, com 265 anos de devoção, e é considerada uma das maiores do Ceará.

A festa em louvor ao santo começou no último dia 22 e é a expressão da fé da comunidade local marcada por intensa devoção e esperança em dias melhores.

Em dezembro de 2011, o bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, presidiu cerimônia que elevou à categoria de Santuário, a igreja bicentenária dedicada ao Senhor do Bonfim.

As novenas foram celebradas em frente ao Santuário no Centro histórico da cidade, o Largo do Thebérge.

Após a saída da imagem do Senhor do Bonfim do santuário, movidos pela fé e moção, os devotos entoaram cânticos, orações, gritaram intensamente viva e aplaudiram Jesus.

Os devotos formaram uma imensa fila que se arrastou pelas ruas largas e históricas da velha Icó. Na frente do cortejo religioso, os Irmãos do Santíssimo Sacramento, a Banda de Música do Município. Logo em seguida, o andor com a imagem de Jesus Cristo Crucificado.

Muitos pagadores de promessa caminham descalços ou com pedras sobre a cabeça. A cor branca predomina nas vestimentas. Nas janelas dos casarões históricos, toalhas brancas, flores e imagens do Senhor do Bonfim. Os moradores vestem suas melhores roupas para assistir ao cortejo religioso.

Depois de mais de uma hora de procissão, ocorre a esperada queima de fogos. Dura cerca de cinco minutos e assinala a chegada da imagem ao altar em frente ao santuário. Os pagadores de promessa saem acompanhando a queima das bombas colocadas sobre o chão.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.