3 de setembro de 2015

Manifestação de estudantes em Icó solicita terreno para campus da UFCA

Estudantes em protesto na sede do DNOCS em Icó solicitando a liberação do terreno para a construção do campus da UFCA. Foto Jan Messias

Estudantes de cidade de Icó realizaram na manhã desta quinta-feira, 03, uma manifestação para solicitar a liberação do terreno para a construção do campus da Universidade Federal do Cariri, UFCA, na cidade. Estudantes da unidade local da Universidade, juntamente com secundaristas das escolas estaduais percorreram as ruas da cidade chamando a atenção para a urgência na resolução do impasse que iniciou com a negação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, DNOCS, em ceder o terreno para a construção do campus.

Segundo os estudantes, o terreno é o ideal para a construção, fato que foi comprovado por estudos realizados por técnicos da própria instituição. Iuri Guedes, aluno do curso de História afirma que sem essa definição a cidade pode perder o campus, o que, para ele vai significar um grande prejuízo para a todos. “Não apenas nós, estudantes, perderemos muito, mas a cidade como um todo, já que uma universidade agrega muito valor para a região como um todo. Em Iguatu podemos ver como as universidades são importantes e não podemos deixar passar essa chance”, afirma.

O impasse

O problema dos estudantes começou a recusa do DNOCS em ceder o terreno para a construção do Campus da UFCA. Segundo os estudantes, em 2014 o órgão ofereceu o terreno, que foi avaliado e aprovado por técnicos da instituição, mas recentemente o terreno foi negado sob alegação de estar em área de proteção ambiental. A partir daí iniciou-se o impasse, já que movimentos locais afirmam que no local está sendo feito um loteamento, o que vai contra a afirmação do DNOCS. Caso o local não seja definido até o final de outubro a verba para a construção será cancelada, o que deixa os estudantes apreensivos.

A partir desse impasse as mobilizações têm sido feitas no sentido de sensibilizar o poder público para resolução do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.