7 de dezembro de 2016

Jogo Elos: Icó conclui atividades em 2016




Programa de prevenção às drogas estimula o desenvolvimento de habilidades sociais

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas coordenou, nesta terça-feira (6), o encerramento do programa de prevenção às drogas Jogo Elos em 2016 no município de Icó, na macrorregião Centro Sul do Ceará. A programação foi desenvolvida nas Escolas de Ensino Fundamental (EEFs) Conselheiro Araújo de Lima e Escolástica Farias, com a participação de estudantes e professores.

O programa Jogo Elos foi desenvolvido nas duas escolas icoenses por iniciativa da SPD em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e apoio da Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Saúde e Educação. Um total de 219 crianças, distribuídas em oito turmas, foram beneficiadas este ano.

Durante o encontro final do Jogo Elos, os alunos das escolas contempladas tiveram a oportunidade de demonstrar o aprendizado adquirido através da ação preventiva, bem como fazer uma breve avaliação do programa. Os professores também relataram sua satisfação com os resultados alcançados junto aos alunos na medida em que as crianças se mostraram mais participativas e colaborativas nas atividades em sala de aula, além de reduzirem a agressividade.

Voltado para menores de 6 a 10 anos de idade matriculados no 1º e 2º anos do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino, o Jogo Elos objetiva contribuir para a produção de um ambiente harmônico, que estimula a troca e a cooperação entre alunos e professores, favorecendo o aprender e o desenvolvimento das habilidades sociais, ou sejam, as competências que ajudam as crianças a enfrentarem, com êxito, os desafios da vida, incluindo as drogas, preconceitos, discriminações e outros. O Jogo Elos também possibilita a construção do diálogo respeitoso no ambiente escolar, onde todos são valorizados e suas diferenças são reconhecidas, o que favorece a interação e a cooperação.

Natália Alexandre é a coordenadora do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Projeto Juventude do Futuro (JF) da SPD, que engloba os programas de prevenção Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias fortes. Ela destaca que o Jogo Elos chegou a 16 municípios cearenses em 2016, alcançando quase 2.700 estudantes.

06.12.2016
Fernando Brito
Repórter

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
Daniela Negreiros - (85) 3238.5090 / 98902.7939
comunicacao@spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.