22 de junho de 2018

Icó: Passagem de meteoro em Icó é registrada por câmeras na Paraíba; VÍDEO

Câmeras de monitoramento de meteoros estão posicionadas em João Pessoa e Campina Grande
Foto: Bramon/Reprodução

A passagem de um meteoro pelo Ceará, na noite desta quarta-feira, foi registrada por câmeras de estações de monitoramento da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), em João Pessoa e Campina Grande. O ápice da passagem do meteoro foi na cidade de Icó, no Ceará. Mesmo a uma distância de mais de 500 quilômetros entre João Pessoa e Icó, a imagem pôde ser captada com clareza. Assista ao vídeo dos registros da passagem do meteoro abaixo.




Segundo a Bramon, o meteoro entrou na atmosfera exatamente às 23:08:53, numa velocidade de 17,66 km/s, a 88,4 km acima do município cearense de Jaguaretama. Em oito segundos, ele percorreu um total de 117,1 km brilhando intensamente até se extinguir, a 28,1 km de altitude, sobre o município de Icó, também no Ceará. Nesse percurso, sua velocidade foi reduzida até 12,18 km/s, o que significa uma desaceleração de 0,68 km/s².

Ainda segundo a Bramon, o radiante do meteoro está localizado na direção da Constelação do Dragão, no hemisfério norte celeste. Antes de atingir a atmosfera da Terra, o meteoroide apresentava uma órbita muito pouco excêntrica, compatível com asteroides Apolo, o que pode indicar que este meteoro é um fragmento de algum asteroide do tipo NEA (Near Earth Asteroid), que são asteroides potencialmente perigosos para a Terra.

No próximo dia 30 de junho é celebrado mundialmente o “Dia do Asteroide”. Por isso, Marcelo Zurita também destacou que o mundo precisa aumentar sua cobertura do céu em busca de asteroides potencialmente perigosos para a Terra, que é o tema abordado no Dia do Asteroide.

Artur Lira - G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.