9 de novembro de 2018

Festival Icozeiro, do CE, é um dos dois projetos do Brasil selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2018

Apenas dois projetos do Brasil foram selecionados pelo 1º Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018. 



O Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO, realizado pela Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ), do Ceará, e a Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais, do Instituto de Imagem e Cidadania RJ, do Rio de Janeiro, foram os únicos selecionados do Brasil.

A divulgação aconteceu nessa quarta-feira (07) no site oficial do  IberCultura Viva. Ainda foram selecionados 15 projetos da Argentina, Chila, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai.

O IberCultura Viva é um programa intergovernamental de cooperação técnica e financeira voltado para o fortalecimento das políticas culturais de base comunitária dos países ibero-americanos com a participação da Argentina, Brasil, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai.

Conforme a organização do programa, foi escolhida uma proposta de cada país integrante do Conselho Intergovernamental. Além desses 11 que obtiveram a primeira colocação em seus países, o programa decidiu premiar outros seis – os eleitos foram os mais bem pontuados entre os segundos lugares de cada país. O valor total destinado ao edital é de US$ 85 mil. Cada projeto receberá até US$ 5 mil.


Os projetos apoiados são encontros, congressos, seminários, festivais, feiras e colóquios que serão realizados entre novembro de 2018 e maio de 2019, com entrada livre e gratuita.

ICOZEIRO - Realizado desde 2011, o festival de artes integradas gratuito que já somou público agregado de cerca de 100 mil pessoas nas últimas edições e acontece de 18 a 30 de dezembro no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no prédio do séc. XIX da antiga Casa de Câmara e Cadeia.

Em 2018, um novo desafio surgiu com a proposta de ampliar a programação, tornando-o 8° Festival Nacional ICOZEIRO - VIII Festival da Cultura Icoense, com a busca pela descentralização de atividades culturais na cidade e município de Icó.

Neste sentido, ao ser selecionado por um edital internacional de apoio à cultura comunitária, o Festival ICOZEIRO reafirma sua proposta de atuação contínua de formação de público local e regional, intercâmbio cultural, ocupação do centro histórico e valorização da Cultura como desenvolvimento econômico e social.

EDITAL IBERCULTURA VIVA - O objetivo do edital é apoiar eventos cuja forma de gestão se desenvolva a partir da articulação e do trabalho conjunto de organizações, coletivos culturais e povos originários, que fortaleçam a gestão cultural local e que busquem fomentar, enriquecer, fortalecer e/ou visibilizar produções culturais comunitárias tanto no campo artístico como para a construção de cidadania e a valorização das identidades dentro do Espaço Cultural Ibero-americano.

As inscrições estiveram abertas de 15 de agosto a 3 de outubro. Dos 110 projetos inscritos na plataforma Mapa IberCultura Viva, foram habilitados 89. 

As candidaturas eram provenientes dos 11 países integrantes do programa: 35 do Brasil, 24 da Argentina, 5 do Equador, 5 do Peru, 4 de El Salvador, 4 do México, 4 da Guatemala, 3 do Chile, 2 de Costa Rica, 2 do Uruguai e 1 da Espanha.

Informações: www.icozeiro.com //icozeiro@gmail.com // 

Links do resultado: 



SUGESTÕES DE ENTREVISTA:

Edson Cândido (Diretor Executivo) - (85) 9 9718-5506

Daniel Bruno (Diretor Artístico) - (88) 9 9620-0148

Yuri Guedes (Comunicação) - (88) 9 9943-5835

Créditos das Imagens: (Divulgação e Venicius Santos)
_________________
Assessoria de Comunicação do VIII Festival Nacional da Cultura Icoense - ICOZEIRO - e Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) - Yuri Guedes de Lavor - (88) 9 9943-5835





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.