19 de fevereiro de 2019

Após sofrer AVC, paciente é salva depois de ser transportada de helicóptero de Icó para Juazeiro


A rapidez no transporte da mulher foi fundamental para evitar sequelas ou mesmo a morte da paciente, segundo a Ciopaer.


Paciente recebe atendimento antes de ser transportada via helicóptero da CiopaerFoto: Divulgação/CIOPAER/CE

Uma mulher de 50 anos, vítima de AVC (acidente vascular cerebral), precisou ser transportada de helicóptero de Icó para Juazeiro do Norte no início da tarde desta terça-feira (19). 

Segundo a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), o trasporte da paciente, feito por meio da aeronave Fênix 06, foi fundamental para que ela fosse atendida dentro da chamada “janela terapêutica”, onde deve ser ministrado em determinado tempo o medicamento antitrombolítico, que evita maiores sequelas ou mesmo a morte da paciente. 

De acordo com o Coronel Marcos Costa, o voo durou apenas 30 minutos. Caso o transporte da paciente tivesse sido feito via terrestre teria demorado cerca de 2h e 30 minutos para fazer o mesmo trajeto.

A aeronave, dotada de UTI aérea, composta por um médico e um enfermeiro à bordo, levou a vítima até o Batalhão da Polícia Militar em Juazeiro do Norte.

Ao chegar no local, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a transportou para o Hospital Regional do Cariri. O estado de saúde da paciente é considerado estável.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.