28 de março de 2019

Icó encerra cerimônias de colações de grau da UFCA neste semestre




Foto: Emanoella Callou - Dcom

15 estudantes do campus Icó da Universidade Federal do Cariri (UFCA) - onde funciona o Instituto de Estudos do Semiárido (Iesa/UFCA), responsável pelo curso de História - colaram grau na noite da última sexta-feira (22). A cerimônia ocorreu no Teatro da Ribeira dos Icós, no bairro Tamarinas. O curso de História da UFCA já não recebe novos estudantes e está em processo de encerramento.

Durante a cerimônia, participaram da mesa de colação de grau o Reitor da UFCA, Ricardo Ness, o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Planejamento, Juscelino Pereira, a Pró-Reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Laura Hévila e a Pró-Reitora de Assuntos estudantis, Ledjane Sobrinho. A Pró-Reitoria de Graduação foi representada pelo seu Pró-Reitor Adjunto, Rodolfo Jakov. 

Também compuseram a mesa o Diretor do Instituto de Estudos do Semiárido (Iesa/UFCA), Rodrigo Capistrano, a Coordenadora do Curso de História - Bacharelado, Polliana de Luna Barreto, o orador docente do Curso de História, Jucieldo Ferreira Alexandre, e os professores Ives Tavares, Antônio José, Jaqueline Dourado e João Adolfo. O Vice-Prefeito de Icó, Quilon Peixoto Farias, também prestigiou o evento. 

Discursos

A oradora discente da noite foi a formanda Laiany Henrique Félix. Laiany recordou a trajetória acadêmica dos formandos até a cerimônia: "Há mais ou menos quatro anos e meio, alguns de nós estávamos iniciando esta jornada. Outros, um semestre depois, também embarcaram neste enorme oceano de oportunidades, cada um carregando dentro de si suas expectativas, desejos, crenças, estilos e gostos. Todos diferentes entre si, mas com um único objetivo: chegar até o dia de hoje. O sentimento é de gratidão, de amor e de dever cumprido", disse. 

Representando os professores, o orador docente Jucieldo Ferreira destacou a dificuldade de ingresso no ensino superior para a maioria dos brasileiros: "Mesmo com o avanço considerável das matrículas nas instituições públicas e privadas de ensino, a minoria dos que terminam o ensino médio ingressa nos cursos de graduação. Infelizmente, as políticas públicas no país estão longe de garantir 'universidade para todos'", afirmou. 

Após a fala de Jucieldo, a formanda Maria Lucineide Ribeiro ditou aos colegas o juramento padrão, para que os concluintes recebessem o grau de bacharel em História.

Finalizando a cerimônia, o Reitor Ricardo Ness destacou o número de estudantes já formados pela UFCA desde a sua autonomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2013: "Atingimos, nestes quase 6 anos de existência, 1.655 alunos formados. Todos nós da UFCA, nesta noite que deve ser de festa, compartilhamos com vocês formandas e formandos - e com os seus estimados pais - sentimentos de grande júbilo, aos quais se acrescentam os de orgulho e de dever cumprido", disse. 

Acesse as fotos do evento.

Colações de Grau

A formatura em Icó encerra as cerimônias de colação de grau da UFCA neste primeiro semestre de 2019. O ciclo de colações deste ano iniciou em Brejo Santo, no último dia 8, quando se formaram 25 estudantes: 22 do primeiro ciclo da Licenciatura Interdisciplinar de Ciências Naturais e Matemática (LICN) e os demais, do segundo ciclo da LICN, em Biologia. Na sequência, houve duas cerimônias no campus Juazeiro do Norte, nas quais colaram grau 114 formandos - de cursos do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (Iisca) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Com os 15 formandos de Icó e também considerando as colações de grau especiais, a UFCA entregou à sociedade, neste semestre, 245 novos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.