5 de fevereiro de 2020

Coema analisa projeto de energia solar para Icó



O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) voltará a ser reunir, nesta quinta-feira (6), para analisar os pareceres emitidos pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) ao projeto do complexo de usinas de geração de energia solar Bom Lugar Norte. A autarquia se posicionou favoravelmente ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento da Enerlife Energias Renováveis, composto por seis usinas, mais uma linha de transmissão e uma subestação, que são comuns neste tipo de empreendimento.

A aprovação no Coema é condição para que a Semace emita a licença de instalação do empreendimento. De acordo com o projeto, o complexo solar será localizado numa área de 455,6 hectares da fazenda Terra Nova, na zona rural do município de Icó, no Centro-Sul do estado. A potência nominal total prevista é de 217,8 megawatts e potência de pico de 247,4 megawatts. A planta será estruturada de forma modular e consistirá na implantação de 109,9 mil módulos fotovoltaicos.

O parecer

“Constatou-se que o empreendimento está fora de unidades de conservação da natureza (UC) e fora de terras indígenas e quilombolas demarcadas pela Funai e Incra, respectivamente”, afirma o parecer da Semace. “A instalação do empreendimento não causará interferência em recursos hídricos e áreas de preservação permanente (APP)”, continua o documento, que atesta também o cumprimento da legislação relativa à utilização e proteção da vegetação nativa do bioma Mata Atlântica.

Aeroporto de Sobral

O Eia/Rima da obra do novo aeroporto de Sobral deverá ser o próximo a entrar na pauta do Coema. A audiência pública exigida pela legislação ambiental será realizada pelo interessado, a Secretaria da Infraestrutura do Estado, na próxima terça-feira (11), às 10 horas, na Terceira Regional do Detran de Sobral (Avenida. John Sanford, 2959 – bairro Dr. José Euclides). A audiência apresentará os detalhes técnicos e socioambientais do empreendimento e esclarecerá dúvidas das populações interessadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.