Por: Honório Barbosa (Diário do Nordeste)
Casa serve de escola em Icó.
A infraestrutura das escolas municipais no Interior do Ceará precisa melhorar muito. Há necessidade de investimentos nesse setor. Muitas unidades não oferecem as mínimas condições de ensino e aprendizagem, recreação.
Um exemplo da precariedade das unidades de ensino na zona rural vem do sítio Mulato, no município de Icó. A foto diz tudo e lembra o provérbio chinês que ‘mais vale uma imagem do que mil palavras’. A casa é utilizada como escola.
Em Icó, a estatística de analfabetos revela um índice maior do que a média nacional.
O atual gestor, Jaime Júnior, mostra-se preocupado com a situação e prometeu investimentos na educação. É um problema que vem se arrastando ao longo dos anos.
A maioria dos municípios resiste em implantar ações pedagógicas de nucleação do sistema escolar que tem por objetivo fechar unidades isoladas. Isso se dá naquelas com reduzido número de estudantes e para transferi-los para escolas com melhor infraestrutura e qualidade de ensino. Apesar de ser uma orientação do Ministério da Educação (MEC), prefeitos e secretários escolares evitam o desgaste com a comunidade e com lideranças políticas locais. Os planos são discutidos, mas não são colocados em prática ou são executados parcialmente.
Na região Centro-Sul, os municípios de Iguatu e de Jucás registram avanços em projeto de nucleação escolar. Nos demais, não foram colocados em prática. (Colaborou Frabrício Moreira).
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