A Fundação Raimundo Fagner apresenta em novembro e dezembro o Concerto de Música Ibero-Americana, com direção musical de Ezequiel Moreira. A programação acontece em Fortaleza, Orós e Icó, somando cinco apresentações. A abertura será em Fortaleza, nos dias 25 e 26 de novembro, às 17 horas, no Foyer do Theatro José de Alencar. No dia 2 de dezembro a apresentação será às 19 horas, na Igreja da Matriz de Orós e nos dias 3 e 4, também de dezembro, o grupo se apresenta às 19h no Teatro da Ribeira, em Icó.
Ainda em dezembro, o Concerto de Música Ibero-Americana será apresentado nas seguintes datas e locais: dia 18, às 18 horas, no Distrito de Guassusê, em Orós; dia 19, às 19 horas, na Fundação Raimundo Fagner - Sede Orós; dia 20, às 19 horas, no Festival Icoseiro, em Icó; e dia 22, também às 19h, na Fundação Raimundo Fagner- Sede Fortaleza.
O Concerto de Música Ibero–Americana é resultado das ações desenvolvidas pelo Projeto de Formação e Difusão Artística da Fundação Raimundo Fagner e do premiado Programa Aprendendo com Arte, visando a inclusão sociocultural, além de sensibilização para a história da arte e suas linguagens, em especial a música.
Com este concerto, a Fundação refaz seu percurso de 16 anos, com um resgate e uma leitura histórica da música. Partindo da Renascença até início do Século XIX, fazendo um passeio histórico nos períodos musicais, cruzando o Atlântico e atravessando os mares do tempo e da distância para apresentar uma viagem musical que se inicia em Portugal do século XVI e desembarca no Brasil do século XIX.
O repertório segue do período renascentista lusitano; dos pifes estridentes do nordeste colonial; ao batuque de negros que clamaram sua liberdade no fim do Romantismo. Entre os compositores, obras de António Carrera, Spix e Martius, Luís Álvares Pinto, entre outros. Uma bela mistura harmônica onde todos os educandos/artistas e envolvidos representam a figura de uma pátria formada de muitas cores e ritmos.
O concerto apresenta em seu contexto uma correlação com os reinos renascentistas que correspondem hoje à nação Portuguesa. Revelam-se também elementos que ainda refletem em nossos costumes musicais, heranças que serão apresentadas em canções e peças instrumentais como villancetes, oratórios, ofícios religiosos, lundus, modinhas e a canção nacionalista.
Fundação Raimundo Fagner
A Fundação Social Raimundo Fagner foi criada em Abril de 2000 na cidade de Orós, numa parceria com a Fundação Banco do Brasil/Programa AABB Comunidade. Em 2003 inicia suas atividades no bairro do Parque Itamarati, na periferia de Fortaleza. Atualmente atende a um público formado por 400 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos de idade.
As ações da FRF são desenvolvidas através do Projeto Aprendendo com Arte, que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas nas diversas áreas artísticas, sendo a música o foco principal de suas ações.
Ao longo dos anos, o trabalho da fundação foi reconhecido com diversas premiações, como o Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itau/Unicef - vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada a UNESCO (2012); vencedor nacional do Prêmio ODM (2014).
Repertório
Si Amores me han de Matar - Mateo Fuenllana
Fantasia em Ré - Antonio Correra
Minina dos Olhos Verdes - Anônimo
Vend Suspirar – José de Anchieta
Um cuydado que mia vida tem
Lundum - colhido por Martius e Spix (sec. XVIII)
Matais de Incedios – Anônimo (Sec.XVIII)
Benedicta tu in mulieribus – Luís Alvares Pinto
Bendito e Louvado Seja - José Maurício Nunes Garcia
A saudade que no peito - Anônimo - (modinha sec. XVIII)
Nkosisikelê Africa/Sansa Kroma/Congoma- Canção Nacionalista
SERVIÇO
Concerto de Música Ibero-Americana da Fundação Raimundo Fagner - Dias 25 e 26.11, às 17h no Foyer do Theatro José de Alencar (Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza), dia 02.12 às 19h na Igreja da Matriz (Travessa da Matriz, s/n, Alto dos Custódios, Orós), dias 03 e 04.12 às 19h no Teatro da Ribeira dos Icós (Rua 7 de Setembro, s/n, Icó), dia 18.12 às 18h na igreja de Nossa Senhora da Conceição (no distrito de Guassussê, zona rural de Orós), dia 19.12 às 19h na Fundação Raimundo Fagner (Travessa Matriz, s/n, Centro, Orós), dia 20.12 às 19h no Festival Icozeiro (realizado no Centro de Arte e Cultura (CACPAM) de Icó) e dia 22.12 às 19h na Fundação Raimundo Fagner (Rua Duarte Coelho, Paupina, Fortaleza) . Classificação etária: livre. Duração: 40 minutos. Entrada: gratuita. Informações: (85)32743726. www.frfagner.com.br.
*As informações são do blog do Lauriberto Braga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário