14 de agosto de 2017

Icó celebra Dia do Patrimônio com a inauguração de novo espaço




Uma intensa programação cultural na Cidade Histórica de Icó, entre os dias 16 e 19 de agosto, marca as comemorações da Semana do Patrimônio Cultural no Ceará. O ponto alto das atividades é a implantação da Casa do Patrimônio de Icó e o lançamento do site desse novo espaço pedagógico em educação patrimonial que será entregue pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo e a Universidade Federal do Cariri, além de instituições da sociedade civil.

A programação vai ocupar os equipamentos culturais tombados, com a realização de debates voltados para a valorização da cultura local. A semana festiva terá a sua solenidade de abertura no Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, espaço cênico mais antigo do Ceará e tombado pelo Iphan e pelo governo do Estado.

O evento contará com espaços de divulgação, promoção e circulação de atividades que visam valorizar o patrimônio local, com programações na Casa de Cultura Mariinha Graça, Teatro Municipal da Ribeira dos Icós e Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro (CACPAMM) – antiga Casa de Câmara e Cadeia: oficinas de dança e teatro, exposição de artesanato, fotografias, desenhos e pinturas, e apresentações artísticas, com o início do projeto “Quinta da Cacimba”, no térreo da Casa de Cultura de Icó.

Casa do Patrimônio de Icó
A Casa do Patrimônio de Icó é fruto de um acordo de cooperação técnica, firmado este ano, que reúne uma rede de instituições parceiras, e agora tem uma sede própria, no Sobrado Mariinha Graça, restaurado pelo Iphan em 2016 e onde funcionam o Escritório Técnico do Iphan e a Secretaria de Cultura de Icó. Durante as obras de restauro, foram realizadas duas oficinas com a comunidade local, em 2013 e 2015, com o objetivo de constituir a rede de instituições parceiras em torno do projeto da Casa do Patrimônio. As Casas do Patrimônio constituem-se de um projeto pedagógico, com ações de educação patrimonial e de capacitação que visam fomentar e favorecer a construção do conhecimento e a participação social para o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural. Fundamentam-se, ainda, na necessidade de estabelecer novas formas de relacionamento entre o Iphan, a sociedade e os poderes públicos locais.

Semana do Patrimônio Cultural
O Dia Nacional do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto, como forma de homenagear um dos intelectuais e ativistas políticos mais importantes para a criação de políticas públicas efetivas voltadas para o tema: Rodrigo Melo de Franco de Andrade. O primeiro presidente do Iphan era advogado, jornalista e escritor, nasceu em Belo Horizonte (MG), em 17 de agosto de 1898, e foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, chefe de gabinete de Francisco Campos, no Ministério da Educação e Saúde Pública, criado em 1930, no governo Getúlio Vargas.

Durante a gestão de Gustavo Capanema no Ministério (1934-1945), participou do grupo de artistas e intelectuais modernistas, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do Iphan em 1937, instituição que presidiu de seu surgimento até 1967. Seu legado se confunde com a trajetória da preservação do patrimônio cultural no País, a ponto de simbolizá-la. O espírito incansável do historiador e jornalista mineiro, como defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro, provocou a criação da data, comemorada desde 1998, quando o primeiro presidente do Iphan completaria 100 anos.

Serviço
Semana do Patrimônio de Icó (CE)
Data: 16 a 19 de agosto

Icó (CE)






Nenhum comentário:

Postar um comentário