Contos moçambicanos serão encenados no Teatro da Ribeira dos Icós.
O Brasil é um país multicultural e plural que abraça outras etnias. Por isso, o Sesc promove ações artísticas que mostram os costumes e as características de outros países. Em setembro, o destaque será para Moçambique, que fica na África, território terrestre habitado há mais tempo que os demais continentes. Lar de inúmeras tribos com hábitos, crenças, línguas e histórias diferentes.
Sob esse cenário, será apresentada em Icó, a peça "Nos Tempos de Gungunhana", criada e protagonizada pelo ator moçambicano Klemente Tsamba, ator, músico e artista plástico, licenciado pela Escola Superior de Educação de Beja, em Portugal. Para criar o monólogo, ele pesquisou a oralidade no teatro antropológico africano e os relatos do livro “Ualalapi”, do escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, que inspiraram sua dramaturgia.
Ao narrar os kariganas, contos tradicionais encenados em sua apresentação, Tsamba revive a África Antiga do final do século 19, quando Império de Gaza, atual Moçambique, resistia à invasão lusitana, sob a liderança pelo rei Gungunhana.
O ator recorda que, ainda criança, ouvia as histórias dos anciãos moçambicanos sobre o antigo rei, por isso reconstruiu as histórias das pessoas que viveram este período. Encadeando histórias, provérbios, cantos e advinhações, Tsamba incorpora, desde personagens da realeza, até guerreiros e pessoas comuns, dando à plateia a experiência de conhecer a cultura e a história moçambicana.
Nos Tempos de Gungunhana já foi encenado em Cabo Verde, Portugal, Brasil, onde foi assistido em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Piauí. Na cidade de Iguatu, o espetáculo integra o Arte Encena Sesc, ação permanente de estímulo cultural e formação de plateia que a instituição realiza em todo o estado e também dialoga com o tema do circuito de incentivo à leitura, que neste ano, é dedicado à África. Em Icó, o Sesc firmou parceria com a Secretaria de Cultura e leva a peça ao Teatro da Ribeira dos Icós, patrimônio histórico e artístico do estado, construído em 1860.
Serviço
Espetáculos Nos Tempos de Gungunhana
Data12/9
Local: Teatro da Ribeira dos Icós (Rua 7 de setembro, s/n)
Horário:19h
Entrada gratuita
Mais informações: (88) 3581-1130 ramal 207
Nenhum comentário:
Postar um comentário