Ações sociais e paralelas, homenagens e programação intensa marcam o 8º Festival Nacional Icozeiro, que desde o último dia 18 realiza atividades gratuitas de artes integradas em Icó. O evento será encerrado no próximo, dia 30.
Nesta quinta-feira (27) acontece a Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea (coleta externa) realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), regional de Iguatu, Faculdade Vale do Salgado (FVS) e Lions Clube. A ação, denominada “Icozeiro é sangue bom“, é a sexta dentro do Festival e visa reabastecer o estoque de sangue para a região, com a coleta externa acontecendo na sede da FVS de 8h às 14h30. Os doadores ainda são convocados a levar um quilo de alimento não perecível e brinquedos para famílias carentes.
“DIA 100” – O dia 28 de dezembro será o simbólico dia 100, contado desde o primeiro dia do Festival, no ano de 2011. Nesta data, haverá homenagem a artistas que participaram de todas as edições e um show comemorativo de rock autoral com lançamento de EP no Palco Alternativo, próximo a Igreja Matriz.
VIRADA CULTURAL – Tradicional marca do evento, a Virada Cultural, que sempre acontece do sábado para o domingo, está programado para acontecer entre a noite de 29 para a madrugada de 30 de dezembro, no palco alternativo. Música ao ar livre, no Largo do Théberge, e mostra espontânea de artistas presentes será a tônica desta data especial.
HOMENAGENS E CLIC – O domingo (30) será de encerramento do Festival gratuito e independente de artes integradas. A literatura popular e erudita, regada pelos poetas Chico Vitor & Getúlio Oliveira, além do sarau do Concurso Literário Icoense (CLIC) Poeta José de Oliveira Neto comporão o cenário de despedida, que terá o som de Niedson Viana e DruLucca.
Serão homenageados, na data, Gerson do Acordeon, com mais de 60 anos no cenário cultural regional; Bonfim Fogueteiro ou das Bombas, que em 50 anos de vida devota tradição na montagem de bombas artesanais da Festa do Senhor do Bonfim; e dona Menininhapipoqueira, com atuação de cerca de 40 anos no imaginário coletivo cotidiano de Icó.
PROGRAMAÇÃO – Além das ações e programações especiais, o Festival ainda terá sua programação realizada até 30 de dezembro com apresentações artísticas no Teatro da Ribeira dos Icós, Palco Alternativo e calçada da Igreja Senhor do Bonfim, no período da noite.
Oficinas e ações formativas serão realizadas na cidade, na Casa de Cultura (manhã e tarde), e no distrito de Lima Campos (tarde). Exposições encontram-se no Sobrado Canela Preta e Teatro da Ribeira dos Icós.
FESTIVAL NACIONAL – O 8º Festival Nacional Icozeiro – Festival da Cultura Icoense – é realizado desde 2011 pela Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ), que recebeu, em 2018, o Selo de Responsabilidade Cultura – Boas Práticas pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).
Fonte : Diário do Nordeste/Honório Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário