10 de fevereiro de 2021

Sertão Delas: Websérie documental que registra o cotidiano de mulheres artistas do interior do Ceará.





Idealizada pela fotógrafa Alexia Duarte, a websérie Sertão Delas traz em formato documental a vida e a arte de jovens mulheres do interior do Ceará.

O projeto já era um sonho antigo da fotógrafa e tornou-se possível a partir do apoio e união de muitas mulheres, entre elas, a produtora audiovisual Michelle Maciel. Alexia e Michelle, juntas, percorreram cinco cidades, entre Icó, Iguatu, Acopiara, Caucaia e Canoa Quebrada, registrando o cotidiano, a arte, os fazeres e saberes de 9 artistas mulheres que atuam em diversas linguagens artísticas e que tem como cenário e moradia o sertão.

Nessas andanças encontraram musicistas, pintoras, artesãs, palhaças, empreendedoras, mulheres fortes! As mais variadas formas de se fazer arte e de se ter uma vida de desapego e de muita resistência. O objetivo da série é registrar, divulgar e incentivar os trabalhos já realizados e, sobretudo, inspirar outras mulheres, mostrando as experiências de sucesso e os desafios existentes da profissão. A equipe do projeto é composta em sua maioria por mulheres que também residem no sertão do Ceará e que conquistam cada vez mais espaços na cena cultural da região. A série é composta por 10 episódios, sendo 8 entrevistas e 2 depoimentos sobre a importância do projeto e making off. O projeto fortalece e fomenta as discussões acerca do ser mulher, artista no interior do estado, bem como cria uma rede colaborativa de mulheres que apoiam mulheres.”É um projeto delas pra elas”, comenta Leticia Botter, uma das entrevistadas. A série será lançada no dia 17 de fevereiro pela plataforma Youtube e pelo Instagram do projeto @sertãodelas. O projeto conta com o apoio do grupo LETRAA (UECE/FECLI), que colabora com a realização da audiodescrição dos episódios, que também terão uma versão em libras, garantindo acessibilidade a todes.

Além da série, será realizada uma exposição virtual com fotos das entrevistadas registradas durante o período de intercâmbio. Em breve será divulgada a plataforma para o acesso, que também fará parte da programação do Festival Circuito Cultural das Tamarineiras, evento com programação exclusivamente feminina, realizado pelo Coletivo Cultura no Largo.

A websérie será projetada também em alguns prédios históricos da cidade de Icó. A realizadora do projeto pretende fazer parcerias com Tvs locais para que a websérie possa compor a sua grade de programação, alcançando, assim, um maior número de pessoas.

Este projeto é apoiado pela secretaria estadual da cultura, através do fundo estadual da cultura, com recursos provenientes da Lei federal n°14.017.de 29 de junho de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.