12 de janeiro de 2022

Icó: Chuva de granizo e fortes rajadas de vento destelham casas e derrubam árvores







Um portão caiu e árvores foram derrubadas. Não houve registro de feridos.




O município de Icó, na Região Centro Sul do Ceará, na zona rural de Pedrinhas (serra), registrou uma chuva de granizo no fim da tarde desta terça-feira (12). O fenômeno veio acompanhado de uma forte rajada de ventos.

Cameras de segurança registraram o momento da chuva acompanhada de ventos fortes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para o Ceará, nesta terça-feira, 11. O aviso meteorológico aponta risco de fortes precipitações, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas, pelo menos até esta quarta-feira, 12. O comunicado vale para todos os 184 municípios do Estado. Um novo prognóstico deve ser divulgado pelo órgão na quinta-feira, 13, com a previsão para o restante da semana.

O boletim indica possibilidade de ventos intensos (40 e 60 km por hora), interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e até queda de galhos de árvores. Apesar do alerta, as chances disso eram consideradas baixas até a última atualização do painel de avisos meteorológicos do Inmet, às 20h27min.

Mesmo com o baixo risco, o Instituto recomenda que durante as chuvas, em caso de forte ventania, o melhor a se fazer é evitar buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas principalmente nesses locais. Outra dica é não estacionar veículos automotores no entorno de torres de transmissão ou placas placas de propaganda (outdoor). “Se possível, também desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Evite usar objetos que estejam conectados a tomadas”, acrescenta o órgão.

Com informações do Blog o Povo/ Imagens: Genivan Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.