16 de agosto de 2013

Icó-CE: 3 ocorrências na rede elétrica por causa de pipas neste ano.

De acordo com levantamento da companhia, as ocorrências aumentam durante os meses de junho, julho e agosto 



Com a chegada das férias escolares de julho, o céu ganha um colorido especial: as arraias. Porém, esse passatempo pode se tornar perigoso se alguns cuidados não forem tomados. Além de provocar o desligamento da rede elétrica, com prejuízo à população, essa ação pode causar graves acidentes.

Em Icó, só este ano de 2013, já foram registradas 3 ocorrências na rede elétrica. Durante o ano de 2012, foram 2 incidências. Já a região sul do estado, este ano, registrou 52 ocorrências na rede elétrica. Durante o ano de 2012, foram 180 incidências.
Apesar da redução, ainda existe uma grande preocupação, especialmente nos meses de junho, julho e agosto, quando há um aumento na quantidade de ocorrências em todo o Estado,.

No Ceará, a maioria dos acidentes acontece quando a arraia fica presa à rede elétrica e as crianças tentam retirá-la utilizando materiais condutores, como barras metálicas. Um acidente causado por descarga elétrica pode deixar seqüelas e, em casos mais extremos, a morte. Há o perigo de queda, em função do impacto causado pelo choque, e de queimaduras graves.
Danos

É importante ressaltar que a Coelce não é contra a antiga e popular brincadeira das pipas, muito menos do jogo de futebol. Apenas orienta que elas sejam feitas em locais seguros. Choque elétrico e curto-circuito são as principais conseqüências do contato da pipa (e do cerol) com a rede elétrica. A linha da arraia é capaz de conduzir energia, e o choque pode ser fatal na criança, no jovem ou no adulto que estiver brincando.

Além disso, quando as pipas se enrolam na fiação, é preciso realizar a limpeza dos fios. Isso porque a pipa pode provocar defeitos ao longo dos alimentadores, contribuindo para a saída de operação dos religadores das subestações e deixando consumidores com problemas de abastecimento.

Dicas
Para que a brincadeira aconteça de forma saudável e sem nenhum acidente, é importante procurar locais abertos - como campos, praias e parques -, longe da fiação elétrica. E se o dia for de chuva, é bom estimular a imaginação e pensar em fazer alguma coisa para se divertir em casa mesmo. Tudo em nome da segurança.

E se a arraia enrolar nos fios da rede elétrica, por exemplo, nunca se deve tentar recuperá-la. Durante o resgate de uma pipa, qualquer objeto condutor de energia pode ocasionar um acidente fatal. Por isso, as crianças também não devem se arriscar subindo em muros, postes, linhas de transmissão e construções para resgatar suas pipas.
O uso do cerol - mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores -, além de ser um risco para motociclistas e pedestres, é um dos principais causadores dos desligamentos. Isso porque ele causa o rompimento dos cabos de energia e curto-circuito.

Para saber mais
A Coelce mantém uma campanha permanente de orientação sobre o uso seguro e consciente da energia elétrica. Para saber mais, acesse o portal da companhia (www.coelce.com.br) ou o perfil da empresa nas redes sociais. No Facebook e no Twitter, a companhia está com uma ação educativa. Em formato de quadrinhos, a companhia conversa com a garotada sobre a importância da brincadeira longe da fiação: .www.facebook.com.br/coelce.




*Informações da Coelce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.