25 de outubro de 2013

Icó recebe certificado pela participação na mobilização do combate ao câncer de Mama.



O Movimento Outubro Rosa Ceará 2013 reuniu nesta quarta-feira (23), gestores municipais para entregar ao governador em exercício, Domingos Filho, e ao secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, o Mapa Rosa, o mapa do compromisso contendo os municípios que participaram ativamente no combate ao câncer de mama, fortalecendo ações preventivas contra a doença. O encontro acorreu das 9:00h às 12:00h, no Hotel Mareiro (Avenida Beira Mar, 2380). Após a abertura e a exibição de um vídeo sobre a edição 2012 do Outubro Rosa no Estado, a coordenadora geral do Movimento, Valéria Mendonça, fez a apresentação com o tema “Violência doméstica x Câncer de mama”. Durante o evento, gestores municipais receberam o certificado Outubro Rosa Ceará 2012 como forma de reconhecimento por terem se envolvido no movimento, através da realização de quatro atividades – iluminação de um ponto rosa na cidade, ação rosa (palestras, prestação de serviços), responder questionário e ter levado caravana de mulheres para a caminhada na Avenida Beira-Mar.


Neste ano, mais de 70 municípios estão engajados na luta contra o câncer de mama. O questionário foi ampliado, recebendo mais cinco perguntas. Todas versando sobre a saúde da mulher e a violência doméstica e familiar. A preocupação do movimento Outubro Rosa Ceará é quanto ao registro de mulheres diagnosticadas com a doença que são abandonadas e\ou violentadas pelos companheiros durante o tratamento ou logo após a cirurgia reparadora da mama.


Ao longo deste mês, o movimento Outubro Rosa Ceará, com o apoio do Grupo Amar, Associação Rosaviva, Assocrio, ICC, ACM\Toque da Vida, Renascer do HGF e demais grupos da Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior do Estado, está desenvolvendo ações alertando para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e início do tratamento em até 60 dias após a confirmação do câncer de mama.

O câncer é a segunda doença que mais mata no Ceará. Fica atrás apenas do AVC. No sexo feminino, o câncer que provoca mais mortes entre as mulheres é o de mama, seguido de pulmão, estômago e colo de útero.



* informações do conselho de saúde de Icó

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.