25 de outubro de 2013

Programa EntrePontos conclui sua edição de 2013 em Icó

Esta é a quarta cidade a receber o projeto neste ano, integrando as ações estruturantes da Feira da Música no interior cearense


Icó, um dos maiores centros históricos do estado, recebe de 28 de outubro a 10 de novembro a última etapa do Programa de Formação Livre para agentes culturais do Ceará - EntrePontos. A formação é um eixo estruturante do Programa de formação continuado da Feira da Música, que difunde e circula, no interior, artistas e docentes ligadas à cultura.

Finalizando suas atividades de 2013, o programa chega a Icó com expectativa de contribuir para a qualificação do setor cultural de um dos fortes cenários de desenvolvimento do estado. O município, terceira vila instalada no Ceará, teve seu projeto urbanístico planejado na corte de Lisboa. Hoje possui um sítio arquitetônico que faz parte do Patrimônio Histórico Nacional, tendo valor cultural marcante para o estado.

O programa traz a proposta de formação livre envolvendo os participantes em rodas de conversas, grupos de trabalho (GTs), relatos de experiência e um laboratório prático de produção cultural, que tem como foco a atualização conceitual e técnica entre os agentes. Durante duas semanas, com um módulo presencial e outro a distância, os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos sobre Produção Cultural e Gestão de Coletivos, Técnica em Eventos e Comunicação.

Participam, desta edição, os convidados Chico Neto - Especialista em Design Gráfico e professor do Curso de Publicidade na UFC; Dellano Rios - Jornalista e Editor do Caderno de Cultura do Jornal Diário do Nordeste; Selma Santiago - Coordenadora de Formação para Competências Criativas da Secretaria de Economia Criativa - MINC; Pedro Domingues - Coordenação Geral de Programas e Projetos Culturais da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MINC, Caio Castelo - Cantor, Compositor e Multi instrumentista e Rafael Bandeira, Produtor Cultural.

O acesso é gratuito e direcionado para artistas, músicos, produtores, técnicos, gestores culturais, empresários, estudantes e demais interessados em linguagens artísticas e áreas afins. As inscrições podem ser realizadas através de formulário online ou físico na Secretaria de Cultura de Icó e Sobrado Canela Preta.

Realizado pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc), Casa Fora do Eixo Nordeste e Universidade Livre Fora do Eixo, o EntrePontos tem parceria da Prefeitura Municipal de Icó e Apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura do Estado, financiado pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC).

EntrePontos 2013

O EntrePontos realizou, ao longo do ano, três etapas de formação do sertão ao litoral do estado. Passou por Tauá, Sobral e Paracuru, respectivamente em Maio, Junho e Outubro. Como resultado de sua formação livre conectou agentes e coletivos formando 3 redes de cultura: Kinamuiu Cultural, Arte de Sobra e Festa do Farol. Seus laboratórios práticos ressignificaram, com programações culturais, espaços públicos como o Parque da Cidade, Tauá; Largo das Dores, Sobral e Praça do Farol em Paracuru. Três bandas de Fortaleza já circularam pelo interior e mais de 20 docentes puderem trocar conhecimentos nas cidades.




Serviço
EntrePontos - Formação em gestão cultural em Icó
Data: 28 de outubro a 10 de novembro
Inscrições: formulário online ou ficha de inscrição impressa na Secretaria de Cultura de Icó e Sobrado Canela Preta.
Contato: (85) 3262 5011

Informações
Juliana Sá | (85) 8846 7170 | jjulianasa3@gmail.com

-- 
Juliana Sá
Assessoria de Imprensa e Comunicação Digital 
Casa Fora do Eixo Nordeste
(85) 8846  7170 | (85) 3262 5011
Skype: jjulianasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.