15 de novembro de 2013

CVT de Icó participa da IV conferência infantojuvenil pelo ambiente



O CVT de Icó, por meio do coordenador, João José Anselmo dos Santos, representando o Instituto Centec participou da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA - Etapa Regional. O evento foi realizado no dia 03/10/13, no Auditório da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 17ª CREDE, em ICÓ-CE.

Na oportunidade, o coordenador ministrou a palestra “escola sustentável – a base para uma sociedade sustentável”, no qual abordou os conceitos e fundamentos da sustentabilidade e ideia de uma escola sustentável com base nos 4RS da sustentabilidade.

Durante a palestra foi apresentado algumas ações sustentáveis que uma escola pode desenvolver como aproveitamento de resíduos sólidos, aproveitamento da água da chuva, implantação de projetos sociais visando à interação escola/comunidade e geração de recursos financeiros para mesma.
O evento foi realizado através da Célula de Cooperação com os municípios – CECOM, da 17ª CREDE e contou com a participação de representantes de escolas do ensino fundamental dos seguintes municípios: Baixio, Icó, Cedro, Ipaumirim, Lavra da Mangabeira, Umari e Várzea Alegre. Ao todo participaram 40 pessoas, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano, na faixa etária de 11 a 14 anos.
O objetivo do evento foi socializar as experiências vivenciadas nas escolas com relação aos temas da conferência, através da apresentação dos trabalhos vencedores de cada escola. Outro objetivo foi a eleição dos cinco delegados que irão participar da etapa estadual.
A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. A IV CNIJMA é destinada ao público das escolas do ensino fundamental, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como das escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, e tem o desafio de mobilizar toda a comunidade escolar.


Assessoria de Marketing e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.