17 de março de 2017

Memorialista icoense e História de Icó são homenageados em canal do Youtube






Deu no Icó é Notícia



Icó em Fatos e Memórias. Este é o título da obra, dividida em dois volumes, do professor, comunicador e memorialista Miguel Porfírio de Lima (in memoriam), cujo primeiro livro, editado em 1995, é rememorado recentemente.

O canal do Youtube "Icó em Fatos e Memórias" trouxe de volta à tona, nas últimas semanas, o trabalho de preservação da memória realizado por "Tio Miguel", como carinhosamente era conhecido pela comunidade icoense.

Idealizado pelo músico e produtor cultural Daniel Bruno Batista Martins, o espaço virtual busca ampliar o acesso da obra que trata da História do Icó, sobretudo no campo da História Oral, com a transposição audiovisual do texto dos capítulos dos livros que dão nome ao canal sem fins lucrativos.

Os vídeos, com 14 publicados e centenas de visualizações, são atualizados todas as terças, quintas e sábados, onde o internauta "terá um encontro marcado com a história da nossa cidade (de Icó)". Ressalta ainda, o canal do Youtube que "todas as informações contidas aqui são de propriedade intelectual do Tio Miguel, e da sua família, que detém os direitos autorais do mesmo após a sua morte".

MIGUEL PORFÍRIO - Nascido em 18 de março de 1921 no sítio São Romão, na época pertencente ao Icó e hoje ao município de Orós, Miguel Porfírio de Lima foi filho de agricultores e trabalhou em sua vida em diversas atividades, dentre as que ele próprio destacava a de ter sido vaqueiro.

Foi mestre de fiação em uma fábrica de tecidos, além de ter trabalhado no serviço público federal (como o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Ministério da Agricultura. No Município do Icó, foi gestor da Fundação Icoense de Educação, que se tornou o Departamento de Educação e Cultura e, logo após, a Secretaria da Educação.






Foi professor na rede pública e privada de ensino, com destaque para as escolas Centro Icoense de Ensinos Técnicos (CIENTE), Colégio Senhor do Bonfim e Escola Ana Vieira Pinheiro. Sócio-fundador da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji), foi correspondente dos jornais Associados do Ceará, Unitário, A Praça e Correio do Ceará. Colaborou, ainda, para as rádios Iracema e Centro Sul de Iguatu e Vale do Quincôe de Acopiara.

"Perdidamente apaixonado", como gostava de reportar seu amor pelo Icó, Miguel foi pioneiro em sua época ao trazer aos escritos as obras "Icó em Fatos e Memórias" (volumes I e II), além de ter participado do documentário "Icó por Tio Miguel", produto final organizado por alunos do curso de Educação Patrimonial do Programa Monumenta em 2006.

Um dos baluartes na preservação da memória do povo icoense, ele apresentou palestras, cursos e seminários, além de realizar estudos de campo com estudantes da cidade de Icó e de outras cidades contando a História local. Trabalho este que atualmente é realizado pelo pesquisador em História Altino Afonso Medeiros.

Falecido em 06 de março de 2017, Miguel Porfírio de Lima foi homenageado com o nome da Escola de Ensino Médio localizada no distrito de Icozinho, em Icó, e pelo Festival da Cultura Icoense (ICOZEIRO), em 2011, com o nome da comenda de homenagem in memoriam.

Fonte: Icó é Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.