18 de fevereiro de 2020

Secretaria de Saúde de Icó confirma que salada provocou intoxicação alimentar


O problema atingiu centenas de pessoas que participaram de um jantar numa festa de formatura do ensino médio


Hospital Regional de Icó. Foto: Richard Lopes

A secretaria de Saúde de Icó divulgou nota sobre o caso de intoxicação alimentar ocorrido no dia 23 de janeiro deste ano, durante uma festa de formatura de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Vivina Monteiro, no salão de eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Icó.

De acordo com a nota assinada pela secretária de Saúde, Oriana Maria Guimarães Nunes Leite, a intoxicação alimentar foi provocada pela ingestão de uma salada servida durante a festa.

A nota não informou o agente causador do surto agudo que atingiu centenas de pessoas com náusea, vômito, dor abdominal, dor de cabeça e diarreia.

Os pacientes foram atendidos na madrugada do dia 24 de janeiro na emergência do Hospital Regional de Icó e liberados pela manhã sem complicações.

A coordenadora de Vigilância Sanitária do Município, Rebeca Gomes, esclareceu que não foi feita coleta de alimento servido no jantar – salada, arroz, carne – para envio ao Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) porque, no dia seguinte à festa, quando os técnicos da Vigilância Epidemiológica do Município chegaram ao local, o restante da comida já estava no lixo. “O material estava contaminado, comprometido, por isso não pode ser feito o exame”, explicou.
O exame bromatológico seria importante para identificar o agente causador da intoxicação alimentar que geralmente nesses casos, conforme Rebeca Gomes, são as bactérias salmonella e estafilococos. “Foi um caso agudo e, com a medicação, logo as pessoas foram evoluindo, melhorando”, pontuou Rebeca Gomes.

Diário do Nordeste/Honório Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.