2 de novembro de 2013

Região de Icó já conta com policlínica, CEO, CRES e Lacen novos

policlinica-ceo-ico-02112013 0

Os municípios que formam a região do Vale do Salgado receberam em um só dia, na noite de sexta-feira, 1º de novembro, quatro novos equipamentos de saúde que vão garantir a oferta de mais serviços e dar maior qualidade à atenção à saúde da população de 169 mil habitantes dos municípios de Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari. Na solenidade mais concorrida, que reuniu milhares de moradores dos sete municípios no bairro Cidade Nova, em Icó, o governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, inauguraram o Centro de Espacialidades Odontológicas Eduardo Peixoto de Medeiros e a Policlínica Dr. Sebastião Limeira Guedes, que vão oferecer consultas, exames e serviços médicos e odontológicos especializados na própria região.

“Não basta só o prédio bonito, tem que ter muito equipamento; mas só o prédio e os equipamentos não são suficientes – é preciso dinheiro pra pagar médicos, dentistas, enfermeiros, luvas, injeção e os insumos para atender e atender bem a população”, afirmou o governador Cid Gomes para demonstrar o empenho dos governos federal e estadual e dos municípios para colocar as novas unidades de saúde em funcionamento. “Além do novo modelo de parceria, estamos promovendo um novo modelo de gestão da saúde”, disse Cid Gomes, se referindo à gestão consorciada das novas unidades de saúde. “Quem deve ter a gestão dessas unidades é quem está mais perto”, observou, com votos de sucesso ao prefeito de Orós, Simão Pedro, que preside o consórcio público da 17ª Região de Saúde, e aos prefeitos Jaime Junior, de Icó, Laura Alencar, de Baixio, Nilson Diniz, de Cedro, Wilson Alves de Freitas, de Ipaumirim, Dr. Tavinho, de Lavras da Mangabeira, e Neide Moura, de Umari.

Representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, disse que o governador Cid Gomes está fazendo na saúde do Estado mais que o próprio Ministério. “Policlínica bancada pelo estado só existe no Ceará”, disse Odorico. Segundo ele, por determinação do ministro Padilha, o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, virá ao Ceará no dia 6 de novembro para conhecer de perto a implantação e o modelo de gestão das policlínicas para elaborar proposta de participação do Ministério da Saúde e levar a experiência a outros estados.

Na Rua Benjamim Constant, s/n, a policlínica regional recebeu em obras e equipamentos investimento total de R$ 8.812.448,30, recursos 100% do Tesouro do Estado. Do tipo I, a policlínica vai garantir assistência em dez especialidades médicas: oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, além de atendimento em enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, farmácia, assistência social e ouvidoria. A população terá também acesso a exames especializados. Entre eles, mamografia, radiologia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.

Com 11 consultórios, o CEO regional em Icó, na Rua Gastão Coelho, s/n, Cidade Nova, atenderá nas especialidades de endodontia, ortodontia, periodontia, cirurgia buco-maxilo-facial, prótese e pacientes com deficiência. No CEO regional, o investimento em obras e equipamentos foi de R$ 2.249.536,96, recursos do Governo do Estado. A policlínica e o CEO regionais em Icó integram a nova rede de assistência especializada à saúde que o governo do Estado está construindo em todo o Ceará. Na nova rede, são 22 policlínicas regionais, 19 Centros de Especialidades Odontológicas regionais, hospitais regionais, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas). Outras policlínicas regionais, que estão recebendo os equipamentos, serão inauguradas até o final de novembro, entre elas a que fica em Quixadá e em Iguatu.

CRES e Lacen

Na passagem por Icó, o secretário da Saúde, Ciro Gomes, visitou as novas instalações da sede da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Na Rua Raimunda Pereira de Melo, 545, Centro, ficam o Lacen e a CRES. Com todos os ambientes climatizados, a CRES tem salas para rede de frio, responsável pela gestão de vacinas, de assistência farmacêutica, sala de reuniões, copa, alojamentos e garagem. Conta ainda com uma unidade da BiblioSUS, rede de bibliotecas que amplia e democratiza o acesso às informações em saúde pública, através da distribuição de produção editorial do Ministério da Saúde. A BiblioSUS de Icó conta também, em sua estrutura, com um polo da Universidade Aberta do SUS/UFC (UnaSUS), aberto ao público e preparado para a realização de teleconferências.

O Lacen dá cobertura aos sete municípios da 17ª região e aos 10 municípios da 18ª região de saúde, com sede em Iguatu. As novas instalações promovem melhores condições de trabalho aos profissionais. Planejado dentro dos padrões de biossegurança do Estado, contribui para a expansão dos serviços e exames realizados. Lá, são feitos exames de saúde pública, como o diagnóstico de sífilis e tuberculose, teste de HIV para gestantes e análise de água potável. Realiza também realizar exames de hemograma, triglicérides, colesterol e fatores reumatoides), em suporte aos municípios. Faz sorologia de diferentes doenças, dentre elas a doença de Chagas. No Lacen de Icó, é feita também a coleta para testes de DNA, que são encaminhados para exames no Lacen, em Fortaleza.
 

02.11.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  
selma.oliveira@saude.ce.gov.br
 
85 3101.5220 / 3101.5221
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.